Coletivos de Palmas serão vistoriados após porta de ônibus cair no pé de passageira

0
48

Vistoria começa nos próximos dias e segue até janeiro de 2022. Município vai vistoriar condições mecânicas, elétricas, de higienização, conservação e itens de segurança dos veículos. Ônibus do transporte coletivo de Palmas
Lia Mara/Prefeitura de Palmas
Os ônibus da frota do transporte coletivo de Palmas vão passar por vistoria obrigatória e atualização cadastral a partir da próxima quarta-feira (24). O processo de avaliação foi anunciado pela Prefeitura de Palmas há duas semanas depois que a porta de um dos coletivos caiu no pé de uma passageira na região central da cidade.
A vistoria foi convocada por meio de uma portaria publicada na última sexta-feira (19) no Diário Oficial de Palmas. Segundo o município, a ação segue até o dia 31 de janeiro de 2022 e será obrigatória para toda frota que circula na capital.
As vistorias serão realizadas pelos agentes de trânsito do município com apoio técnico de um engenheiro mecânico. Conforme a Diretoria de Transporte da Sesmu, os profissionais irão percorrer as garagens das empresas para verificar as condições mecânicas, elétricas, de higienização e conservação dos veículos.
Também serão analisados os tacógrafos – que gravam informações sobre tempo de funcionamento dos veículos – e itens de segurança como extintor de incêndio, janela com abertura de segurança, dentre outras.
A prefeitura informou ainda que os agentes de trânsito estão diariamente nas estações e pontos de ônibus fiscalizando as condições dos veículos e o cumprimento dos horários e itinerários, assim como a frequência e regularidade das linhas.
Porta caiu em passageira
Porta de ônibus caiu no pé de passageira
Reprodução
A passageira Maria Rodrigues teve fraturas no pé e precisou passar por cirurgia após ser atingida pela porta de um ônibus que despencou em um ponto de ônibus na Avenida Teotônio Segurado, no centro de Palmas.
O acidente aconteceu no começo de novembro e o Procon chegou a dar um prazo para o sindicato das empresas do transporte coletivo prestarem esclarecimentos.
Esta não é não foi a primeira vez que uma situação assim aconteceu em Palmas. Em 2020 a porta de outro ônibus também caiu. Na época ninguém se feriu e o veículo seguiu viagem.
LEIA TAMBÉM:
Mais de 470 pontos de ônibus em Palmas não têm abrigo e passageiros sofrem por ter que esperar na chuva
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins