Black Pantera dá tom afro-latino ao rock ativista do trio no disco ‘Perpétuo’

0
3

Grupo mineiro adiciona percussão ao som metal hardcore punk e anuncia com o single ‘Provérbios’ o álbum com que celebra dez anos de vida. Black Pantera lança em 26 de abril o single ‘Provérbios’, primeira amostra do quarto álbum de estúdio da banda, ‘Perpétuo’
Marcos Hermes / Divulgação
♪ Formado em 2014 em Uberaba (MG), o trio Black Pantera celebra a primeira década de vida com a edição do quarto álbum de estúdio, Perpétuo.
Dois anos após o lançamento de álbum que justificou o titulo Ascensão (2022), inserindo o Black Pantera no circuito de festivais do Brasil e do exterior, o grupo mineiro lança neste segundo trimestre de 2024 um álbum de acento afro-latino que versa sobre ancestralidade.
No álbum Perpétuo, gravado durante 14 dias no estúdio carioca Tambor com produção musical de Rafael Ramos, há dose forte de percussão no som thrash metal / hardcore punk de Chaene da Gama (baixo e vocal), Charles Gama (voz e guitarra) e Rodrigo Pancho (bateria).
A adição de percussão ao rock pesado do grupo dialoga com a estética tribal e se aproxima do universo temático do álbum, a ancestralidade, enfocada nas letras com o recorrente tom ativista desse grupo que sempre se posicionou contra o racismo e o fascismo.
“A pauta ainda é a mesma, mas estamos falando sob outras perspectivas. A gente vem pensando bastante sobre esse tema, sobre como acabamos sendo eternos através de nosso sangue, nossa luta, nossa ancestralidade. As músicas do álbum Perpétuo refletem isso de maneira incisiva, propagando essa ideia de legado de todos nós. E, se você pensar, daqui a 50 anos a banda pode até ter acabado, mas as músicas vão continuar existindo”, contextualiza o baixista Chaene da Gama.
O repertório do álbum Perpétuo é composto por 12 músicas inéditas de autoria de Chaene, Charles Gama e Rodrigo Pancho. Provérbios, faixa escolhida para anunciar o disco, chega ao mundo em single programado para 26 de abril.
Pela ordem do álbum Perpétuo, as 12 músicas do disco são Provérbios, Perpétuo, Boom!, Tradução, F…., Promissória, Candeia, Black book club, Sem anistia, Mahoraga, Mete marcha e A horda.
Editado pela gravadora Deck, Perpétuo é o primeiro disco do Black Pantera desde o EP Griô (2023).
Capa do quarto álbum da banda Black Pantera, ‘Perpétuo’
Marcos Hermes com arte de Pedro Hansen

Fonte: G1 Entretenimento