44 corpos de civis são encontrados em prédio de cidade próxima a Kharkiv

0
51

Ucranianos estão retomando o controle de alguns locais próximos à fronteira com a Rússia. Militar ucraniano caminha por uma rua de Vilkhivka enquanto o corpo de uma vítima da guerra está no chão.
Felipe Dana/AP Foto
Algumas cidades em torno de Kharkiv foram revisitadas nesta terça-feira (10) pelos ucranianos. Após a confirmação do recuo russo na região, as pessoas foram voltando ao local.
Em um dos prédios residenciais na cidade de Izium, 44 corpos foram encontrados na construção de cinco andares, segundo informou o governador da região, Oleh Synehubov.
Um soldado ucraniano coloca um projétil em um morteiro em posição na cidade de Kharkiv.
Serhii Nuzhnenko/REUTERS
Izium está localizada em uma rota crucial na região industrial de Donbas, no leste da Ucrânia, onde a ofensiva russa está agora focada. Synehubov não especificou onde a propriedade estava localizada.
Ainda durante o pronunciamento falou sobre cidades vizinhas a Izium, como Tsirkuny.
“Há muitas casas destruídas, muitos prédios de escritórios, escolas. Há corpos, corpos de civis”, disse ele. Os invasores nem levaram o corpo de seus próprios soldados, eles estão nas ruas, em casas particulares e assim por diante. Ainda temos muito trabalho a fazer para limpar tudo”, disse o governador.
Cidades retomadas na Oblast de Kharkiv
Tetiana Apatchenko, assessora de imprensa da 92ª Brigada Mecanizada Separada, a principal força ucraniana na área, confirmou que as tropas ucranianas haviam recapturado os assentamentos de Cherkaski Tyshky, Ruski Tyshki, Borshchova e Slobozhanske, em um bolsão ao norte de Kharkiv nos últimos dias.
Soldado ucraniano caminha ao lado de um tanque de batalha russo destruído na região de Kharkiv
Vitalii Hnidyi/REUTERS
Yuriy Saks, conselheiro do ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov, disse que os sucessos estão empurrando as forças russas para fora do alcance de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia
“As operações militares das forças armadas ucranianas em torno de Kharkiv, especialmente ao norte e nordeste de Kharkiv, são uma espécie de história de sucesso”, disse Saks à Reuters.
“O exército ucraniano conseguiu empurrar esses criminosos de guerra para uma linha além do alcance de sua artilharia”, completou ele.
Papel de Kharkiv
Tanques ucranianos próximos a pontos de ataque das tropas russas em Kharkiv
Anatolii Stepanov/ AFP
A cidade de Kharkiv fica próxima à fronteira com a Rússia, em especial com a cidade de Belgorod, onde a Rússia afirma ter sofrido ataques ucranianos.
“Os ucranianos estão se aproximando da fronteira russa. Então, todos os ganhos que os russos fizeram nos primeiros dias no nordeste da Ucrânia estão cada vez mais desaparecendo”, disse Neil Melvin, do Instituto Real de Serviços Unidos, em Londres.
Além da proximidade com o território, as estradas da região são importantes meios de levar suprimentos para as tropas no sul e no sudeste da Ucrânia.
“Eles estão tentando entrar e ficar atrás dos russos para cortar as linhas de suprimento, porque essa é realmente uma de suas principais fraquezas (dos russos)”, completou.

Fonte: G1 Mundo