Projeto começa a monitorar qualidade da água em oito córregos na área urbana de Palmas

0
163

Testagem será realizada em pelo menos três pontos de cada córrego. Objetivo é descobrir o estado de conservação de cada um dos córregos. Ao todo, o projeto vai monitorar oito córregos que passam por Palmas
FMA/Divulgação
A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) de Palmas começou a monitorar o estado de conservação de oito córregos que passam pela área urbana da capital. O projeto deve avaliar a qualidade da água e também a vazão, para garantir que o sistema hídrico local não fique ameaçado. Os resultados serão usados para definir estratégias de preservação nas nascentes.
A iniciativa foi chamada de “Programa Água Viva”. Os córregos monitorados são o Cachimbo, Sussuapara, Brejo Comprido, Prata, Taquari, Santa Bárbara, Cipó e Machado.
“Isso nos permitirá observar fenômenos como o nível de poluição, assoreamento, contaminação e lançamentos indevidos. Com base nestas informações podemos tomar medidas eficazes de recuperação”, disse o biólogo Marcelo Grison, que é responsável pelo problema.
Qualidade da água e vazão serão medidos pelo projeto
FMA/Divulgação
As coletas para verificação de qualidade da água serão feitas em até três pontos dos córregos. Já a vazão é medida na extremidade final do curso d´’agua. O objetivo é expandir o projeto para que ele passe a abranger toda a bacia de Palmas.
Além das coletas, também serão usados drones para verificar situações de desmatamento das margens, assoreamento e poluição.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins