Cidade tem registrado baixa procura pelas doses desde a semana passada. Diretora afirma que muitas pessoas chegam ao local de imunização e vão embora quando descobrem a vacina disponível. Ginásio onde ocorre a vacinação em Araguaína está vazio
Reprodução
Enquanto muitas pessoas estão ansiosas para receber a vacina contra o coronavírus, em Araguaína, no norte do Tocantins, teve espaço de vacinação vazio nesta sexta-feira (9). A cidade é a segunda mais impactada pela pandemia no Tocantins e atualmente está vacinando moradores com mais de 40 anos. A diretora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Samilla Braga, explicou que a baixa procura tem sido registrada em todos os postos de vacinação e também está ligada às pessoas que querem escolher o imunizante – os chamados ‘sommelier de vacina’.
Um vídeo publicado nas redes sociais, pelo perfil oficial da Prefeitura de Araguaína, mostra um dos principais pontos de vacinação da cidade, o Poliesportivo Pedro Quaresma, completamente vazio. O atendimento no local segue até às 17h30.
Na publicação o município afirma que as imagens foram gravadas às 12h20 e a falta de público não estava relacionada ao fim de expediente, à falta de vacinas ou de funcionários.
“O Boletim Covid traz ainda diariamente um alto índice de mortes e números altos. Será que os araguainenses perderam o medo e se sentem confortáveis, achando que não há mais perigo?”, questiona o município.
A publicação seguiu em tom de desabafo: “E ainda tem quem reclame que a vacinação está lenta, que não estamos trabalhando direito, que isso, que aquilo. Mas vacinar o vento não dá [sic]”.
Initial plugin text
Baixa procura e ‘sommelier de vacina’
A diretora de imunização da Secretaria Municipal de Araguaína, Samilla Braga, explicou que abaixa procura pela vacinação contra a Covid-19 vem ocorrendo desde o final da semana passada. O município fez duas reduções de faixa etária e após a primeira procura o público volta a cair novamente.
Segundo a diretora, o município tem registrado muitos casos de pessoas que querem escolher qual imunizante tomar. “A pessoa pergunta qual é a vacina, não é do gosto dela aí vira as costas e vai embora”, comentou.
Atualmente o imunizante que o município tem disponibilizado nos postos é da AstraZeneca. A diretora afirmou que o motivo da baixa procura pode estar relacionada ao fato do município não estar fechando as faixas etárias e vacinando pessoas de etapas anteriores. Só que isso deve mudar na próxima semana.
“A partir da próxima semana a gente vai vacinar o grupo que está em divulgação e não vamos mais ficar com o grupo aberto. Teremos uma repescagem para os grupos prioritários e partir daí somente a faixa etária que está sendo divulgada. Quem não aproveitou a oportunidade vai ter que aguardar a repescagem de faixa etária porque teve muita oportunidade e não foi”, explicou.
Nesta sexta-feira (9) Araguaína registrou 113 novos casos de coronavírus. A cidade acumula 34.412 casos, além de 475 mortes desde o início da pandemia. O último boletim epidemiológico do município aponta para uma ocupação de 82% dos leitos de UTI Covid públicos.
A cidade recebeu 108.714 doses de imunizantes e fez 84.846 aplicações, sendo 63.540 referentes à primeira dose e 21.306 da segunda.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins
